ANVISA aprova vacina 13-valente


Por Manuela Macagnan

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar a vacina pneumocócica conjugada 13-valente, do laboratório Pfizer, que promete 100% de cobertura aos principais tipos de micro-organismos por trás da pneumonia e da meningite. Esse tipo de imunizante é indicado a lactentes e crianças entre seis semanas e seis anos de idade (incompletos) e deve ser administrado em quatro doses: aos 2, 4, 6 meses e entre 12 e 15 meses de idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças pneumocócicas matam de 600 mil a 1 milhão de crianças todos os anos.

Até o ano passado, a única vacina desse gênero disponível era a 7-valente. A partir deste ano, o calendário do Ministério da Saúde adotou a 10-valente para barrar essas enfermidades. A 13-valente, por enquanto, será apenas distribuída na rede privada.

Se seu filho recebeu, até o momento, uma ou mais doses da 7-valente, ele poderá completar, sem problemas, o processo de imunização com a nova vacina. Para aquelas crianças que já receberam as quatro doses recomendadas, é possível tomar mais uma da nova versão para garantir uma cobertura ainda mais eficaz.

O MAL DA FUMAÇA VULCÂNICA



Além de prejuízos financeiros incalculáveis citados em jornais e outros veículos de comunicação, podemos também ter nossa saúde comprometida seriamente pela inalação de fumaça ou gases provenientes das erupções vulcânicas.

O Dióxido de enxofre é parte de um grupo desses gases conhecidos como "os óxidos de enxofre." As maiores fontes de emissões de SO2 são provenientes da queima de combustíveis fósseis em usinas de energia e instalações industriais. Na natureza, o dióxido de enxofre pode ser lançado para o ar a partir de erupções vulcânicas. No ar, ele pode ser convertido em ácido sulfúrico, trióxido de enxofre e sulfatos.

A inalação de dióxido de enxofre é associado com aumento de sintomas respiratórios e as doenças, dificuldade em respirar e a morte prematura. Também ocorre queima do nariz e da garganta e obstruções das vias aéreas graves, broncoconstrição e aumento de sintomas de asma. Estes efeitos são particularmente importantes para os asmáticos com taxas elevadas de ventilação.

Estudos também mostram uma ligação entre a exposição a curto prazo e o aumento no atendimentos e internações hospitalares por doenças respiratórias, especialmente em populações de risco, incluindo crianças, idosos e asmáticos.

Outros efeitos associados à exposição a longo prazo do dióxido de enxofre, em conjunto com níveis elevados de partículas de fuligem, incluem doenças respiratórias, alterações na defesa dos pulmões e agravamento de doença cardiovascular existente.


Mais informações:
Agência para substâncias tóxicas e registro da doença Divisão de Toxicologia e Medicina Ambiental em Atlanta

Rabo Humano ou Vestigial

Sim, é verdade. Embora seja bastante rara, com cerca de 100 casos documentados na literatura da medicina, existe também essa anomalia. Trata-se de bebês que nascem com uma cauda (rabinho mesmo) bem desenvolvido, formado ainda durante a gestação.


Mas como isso acontece? Na verdade, não se sabe ao certo, mas sabemos que nossos ancestrais hominídeos tinham rabo e com a evolução esta estrutura foi perdida e isso aconteceu bem antes de se tornarem bípedes (andam em duas patas, ou pés). Hoje em dia temos genes que são encarregados de produzir a morte celular das células que estavam destinadas a formar o rabo e isso já vem acontecendo a milhares de anos. Acredita-se que de alguma forma, ocorre nessas pessoas uma mutação destes genes e aquelas células não são destruídas e acabam formando o rabinho!


No entanto, há dois tipos de rabo humano: o falso rabo e o rabo humano verdadeiro, muito mais raro. O falso rabo não tem ossos nem cartilagem, é pele e gordura. Porém, o rabo humano verdadeiro tem nervos e músculos e, às vezes, até cartilagens ou vértebras. Neste caso, o rabinho possui uma musculatura associada as vértebras que permite seu movimento.



SOBRE SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS

Olá,
Sou Nutricionista e gostaria de falar um pouco sobre uma Síndrome.
Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma das doenças endócrino-metabólicas mais comuns, com prevalência em mulheres adultas de 5 a 10% e na adolescência em torno de 3% a 8%. SOP é uma doença complexa e heterogênea e em cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva está associada a um conjunto de manifestações como alterações menstruais, geralmente com longos intervalos entre os ciclos, aparecimento de pelos no corpo, acne e obesidade.
Estou desenvolvendo pesquisa intitulada Aspectos Nutricionais nas Mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (PROJETO APROVADO) pelo comitê de Ética em Pesquisa e temos Equipe de Médicos, Enfermeiros e Nutricionista.
Mulheres com alguma das características mencionadas entre em contato
Fone: 81385645
Bom estar em Verdades na Saúde
Um grande abraço
Rosângela Sousa

20 conselhos das Universidades de Medicina

Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:

01- Um copo de suco de laranja
Diariamente para aumentar o Ferro e repor a vitamina C.

02- Salpicar canela no café
mantém baixo o colesterol e estáveis OS níveis de aúcar no sangue.

03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral 
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem o pão branco.

04- Mastigar OS vegetais por mais tempo. 
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham OS vegetais, melhor efeito preventivo têm.

05- Adotar a regra dos 80%: 
Servir-se menos 20% DA comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

06- LARANJA o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris . 
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, Verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate. 
Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando OS tomates estão em molhos para massas ou para pizza .

09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente . 
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-Las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... 
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes . 
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem OS vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- Rir. 
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.
Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- Não descascar com antecipação. 
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta OS níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.

14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. 
Um estudo DA Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .

15- Desfrutar de uma xícara de chá. 
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração. 

16- Ter um animal de estimação. 
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem OS cientistas DA Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.
Os cães são OS melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. 
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas DA Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.

18- Reorganizar a geladeira . 
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói OS flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.

19- Comer como um passarinho. 
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: " Pesquisa da Universidade de Bekeley”.
A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então, é ou não é um remédio natural contra várias doenças?

21- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida: 
-comer chocolate. 
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- pensar positivamente . 
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.

- ser sociável. 
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- conhecer a si mesmo
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida...

'Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...
É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:

'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!
"Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos".

Tratamento de doenças cardíacas com células-tronco

Injeção de células-tronco pode ser alternativa ao transplante de coração

Resultados obtidos por uma pesquisa desenvolvida pelo Hospital Pró-Cardíaco mostram que as doenças cardiovasculares podem ter um novo tratamento. O estudo concluiu que injeções de células-tronco pode levar à regeneração a longo prazo do músculo, além da criação de novos vasos sangüíneos cardíacos.

Vinte e um pacientes se submeteram a um estudo clínico conduzido pelo Hospital Pró-Cardíaco, no rio de Janeiro, em parceria com a UFRJ e o Texas Heart Institute. Todos eles tinham insuficiência cardíaca severa, que não respondiam a nenhum tipo de procedimento de revascularização. Catorze pacientes foram submetidos a injeções de células-tronco autólogas, enquanto outros sete casos semelhantes foram acompanhados como grupo de controle. O objetivo principal era criar novos vasos sangüíneos nas áreas do miocárdio que não estavam recebendo sangue suficiente e, em função disso, não se contraíam adequadamente.

Três pacientes morreram ao longo do ano que durou a pesquisa, sendo que um deles pertencia ao grupo de controle e morreu apenas duas semanas depois do início do estudo. Os outros dois haviam recebido tratamento e morreram respectivamente três meses e meio e onze meses após início do estudo. Na autópsia deste terceiro paciente morto, os pesquisadores chegaram a uma conclusão surpreendente depois de comparar a parede do ventrículo que havia recebido as injeções com as áreas saudáveis e as necrosadas do coração. Nenhum sinal de evento adverso, crescimento anormal de células ou lesão do tecido foram verificadas na parcela do órgão submetido as injeções. Por outro lado, foi encontrada uma grande densidade de vasos sangüíneos.

A análise morfológica e imunocitoquímica (imunológica e química) da área que recebeu injeções de células-tronco verificou o aumento da vascularização na fibrose e no músculo cardíaco ao redor da área tratada, onze meses após o início do tratamento. Algumas das células próximas aos vasos adquiriram a morfologia das células do músculo cardíaco. Os benefícios do tratamento também foram observados nos cinco pacientes do grupo que esperavam por um transplante de coração, incluindo maior capacidade de contração e melhora da qualidade de vida. Os resultados dos testes de exercício melhoraram tanto que quatro destes pacientes não precisaram mais recorrer ao transplante. As injeções de células-tronco autólogas não causaram qualquer reação adversa neste grupo em estado mais crítico da doença e resultaram em uma melhora significativa na capacidade física e na qualidade de vida dos pacientes.

Sangue de cordão umbilical é mais usado do que medula



A ciência acreditava que as células-tronco só existiam nos embriões. Hoje, elas são retiradas de várias partes do corpo.

Por: Graziela Azevedo

"Vanessa literalmente nasceu de novo. No dia 8 de outubro de 2004, em que ela fez o transplante, ela nasceu novamente", diz Mary Regina Canal, mãe da menina.

Vanessa Canal, de 14 anos, conta o que faz agora que não podia fazer antes: “comer um monte de coisas, tomar sorvete, nadar, ir no mar, tomar sol e muito mais coisas".

A menina que tem fome de viver é nossa velha conhecida. Ela foi entrevistada pelo Globo Repórter em 2005.

Ele tinha várias restrições, depois de passar por três tratamentos de quimioterapia. E não deu certo. A opção, então, era o transplante de medula, mas Vanessa não achava um doador compatível. Quando tudo parecia perdido, um cordão umbilical salvou a vida dela. “Eu fui o primeiro caso de sangue de cordão brasileiro. Foi uma vitória maravilhosa", reconhece Vanessa.

Página virada na vida de Vanessa. Esse é um sonho que está alimentando a esperança da família do Leozinho - um guerreiro que, antes mesmo de completar um ano, teve que começar uma enorme batalha pela vida.

"Desde bebezinho, ele tinha umas manchas e nós achávamos que era picada de inseto. A gente levava no pediatra, e ele falava que não era nada, que ele era alérgico. E nós levávamos em todos os hospitais, iam a um médico e ele falava uma coisa, a gente ia a outro. A gente levava muito ele ao hospital, eu não entendia, porque ele chorava tanto e vomitava tanto”, conta Adriana Cândido, avó de Leonardo.

Demorou um ano a peregrinação por médicos e hospitais até o diagnóstico, com aquela palavra que ninguém quer ouvir.

"A doença do Leo chama leucemia mielomonocítica juvenil. E é uma doença que a quimioterapia não cura. Eu preciso trocar o tipo de medula dele, dar pra ele a medula de uma pessoa saudável, ou medula ou sangue de cordão com célula-tronco hematopoiética de uma pessoa saudável para começar a produzir sangue e ajudar a brigar contra o tipo de leucemia", afirma a pediatra Adriana Seber, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC).

O sangue de cordão umbilical é cada vez mais usado no lugar da medula, por não exigir 100% de compatibilidade. O banco público brasileiro ainda é pequeno, porque as doações ainda são recolhidas em poucas maternidades. Mas nem se compara com a época da luta de Vanessa, cinco anos atrás. Leozinho conseguiu rapidamente um cordão, e pode fazer o transplante a qualquer momento.

"Seis meses atrás, era para ele ter feito o transplante, mas ele ficou na UTI com pneumonia", lembra Tainara, mãe de Leonardo, e Adriana, avó do menino.

Leozinho está muito gripado, e uma nova tentativa de internação será feita em duas semanas. Voltamos no prazo, e nada do Leo melhorar. "Ele piorou, deu febre. Fizeram os exames, fizeram uma tomografia, e deu que ele tem sinusite. Então, a gente está cuidando da sinusite", diz a avó do menino.

Catorze dias de antibiótico, e fomos para a consulta de avaliação. Leo foi reprovado novamente no exame clínico. "infelizmente, ele estava com um quadro viral e sinusite também. Então, não vai poder internar, e agora a mãe está gripada, o pai gripado. Agora, é esperar ele melhorar”, diz a oncologista Roseana Gouveia, do GRAAC.

Serão mais 15 dias de espera, mas, se depender da torcida, vai dar tudo certo. E Leozinho ainda vai cantar sua música preferida por muitos e muitos anos.

No começo, a ciência acreditava que as células-tronco só existiam nos embriões, mas isso já é a pré-história da pesquisa. Hoje, elas são retiradas de várias partes do corpo e, pela capacidade que tem de se transformar em outros tecidos, são consideradas verdadeiros coringas no jogo da vida.

E foi com um desses "coringas" que a faxineira Marcicleide Sério voltou a enxergar. "Nada melhor do que você acordar, abrir o seu olho e ver o mundo. Eu acordava, abria o olho e não via quase nada. Eu não saía no sol. Aliás, eu não saía de casa. Só acompanhada, para eu sair de casa. Agora não, eu saio sozinha, vou trabalhar, graças a Deus. Estou muito feliz. Cada dia mais, eu agradeço a deus", conta.

Nessas orações também estão os médicos do Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo. Eles estão usando células-tronco para corrigir lesões muito graves na película que reveste o olho.

"Quando a doença pega um olho só, sempre é uma situação mais fácil, porque, no caso dos olhos, nós temos um irmão idêntico do outro lado. Então, você pega um pouquinho de tecido com células-tronco de um olho e transplanta para o outro. Então, você consegue restaurar a superfície desse olho afetado. Quando a doença está nos dois, é um problema", explica o oftalmologista José Pereira Gomes, Unifesp.

Mas esse problema também já tem solução à vista. Só que a fada do dente vai ter que se aposentar. A ciência encontrou no dentinho de leite um verdadeiro tesouro de células-tronco.

"Esse período do desenvolvimento da criança é muito vantajoso para isolar as células-tronco, porque, nesse momento, já se formou o organismo adulto, já é composto pelas células adultas, mas, ao mesmo tempo, ainda continua o desenvolvimento do organismo. Então, nesse momento, as células-tronco são ainda mais poderosas do que quando elas são isoladas do organismo adulto", explica a bióloga Irina Kerkis, Instituto Butantan.

É incrível! Até os médicos ficaram surpresos quando descobriram que a polpa do dente de leite poderia se transformar em tecido para curar olhos doentes.

"A partir do momento em que eu fui conhecendo melhor a potencialidade da célula-tronco do dente de leite e as vantagens dela, pelo fato dela não iniciar processo de rejeição, pelo fato dela conseguir se diferenciar em vários tipos de célula, eu fiquei realmente animado pelo que nós pudemos constatar no modelo animal", conta o oftalmologista José Pereira Gomes, Unifesp.

Os coelhinhos da pesquisa voltaram a enxergar. Os cientistas do Instituto Butantã e da Unifesp já têm autorização para usar a técnica nos pacientes com lesões graves, mas, antes, eles querem entender melhor, porque a célula-tronco nem sempre se liga com perfeição aos tecidos do corpo que precisam ser restaurados.

"Mesmo com a córnea, a gente vê que às vezes existe uns pequenos erros na formação da córnea. Reconstituiu bonito, mas não é tão bonito como a gente gostaria que fosse. Até enxerga, mas a gente gostaria de melhorar. Então, a gente quer ver o que a gente ainda pode melhorar", diz a Dra. Irina.

O certo é que a polpa do dente é uma célula-tronco poderosa, pode virar osso, cartilagem, músculo. Assim, "era uma vez" aquele pingente que tanto enfeitou mães e vovós. Agora, é no laboratório que o dentinho vale ouro.


Pâncreas artificial

Pâncreas artificial funciona em 11 pacientes, diz estudo



O teste de um "Pâncreas artificial" que monitora o nível de açúcar no sangue e administra insulina e um hormônio regulador chamado glucagon ajudou pacientes a terem níveis quase normais de açúcar no sangue durante mais de 24 horas, disseram pesquisadores dos EUA nesta quarta feira. O sistema, constituído por um monitor de glicose, duas bombas e um laptop - é feito para melhor imitar o mecanismo natural do organismo para controlar o excesso ou falta de açúcar no sangue.

Em testes anteriores de sistemas equivalentes ao pâncreas, mas que administravam apenas insulina, alguns pacientes ficaram com uma grave hipoglicemia (baixo grau de açúcar no sangue).

O acréscimo de pequenas doses de glucagon, um hormônio liberado pelo pâncreas para aumentar o nível de açúcar no sangue, ajudou a superar isso, segundo o estudo publicado na revista Science Translational Medicine.

Após alguns ajustes para um programa sofisticado de computador que o papel do cérebro no sistema, todos os 11 adultos envolvidos no estudo tinham um bom controle de açúcar no sangue, sem hipoglicemia, mesmo depois de consumirem três refeições ricas em carboidratos. "Este é o primeiro dispositivo de pâncreas artificial que usatanto a insulina quanto o glucagon", disse Steven Russell, do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, um dos chefes do estudo.

Existe atualmente uma espécie de corrida pelo desenvolvimento do primeiro pâncreas artificial funcional, o que seria útil para vítimas do diabete tipo 1, doença autoimune em que o organismo destrói sua própria capacidade de produzir insulina e sintetizar o açúcar.

Há sistemas que monitoram constatemente a glicose e injetam insulina automaticamente, mas o risco de hipoglicemia permanece, pois em pessoas com diabete tipo 1, o glucagon não funciona direito. O novo sistema foi desenvolvido no laboratório de Edward Damiano, engenheiro biomédico da Universidade de Boston, e pai de um menino que tem diabete tipo 1.

Em fevereiro, pesquisadores britânicos testaram um sistema semelhante em 17 crianças e concluiram que ele mantinha seus níveis de açúcar próximos a níveis normais em 60% do tempo.

Mais informações em: http: //noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4382110-EI238,00.html

Dia do Beijo - 13 de abril




O beijo é assim, surreal, não conseguimos explicar essencialmente o que é e o que nos representa. É como se o nosso corpo passasse fazer parte do outro...

Se perguntarmos na rua para as pessoas o que é o beijo e seu significado receberemos variados tipos de resposta, mas inicialmente (na Idade Média) o beijo tinha um fim exclusivo, servia para garantir o cumprimento de um contrato. Mas no século XVII os homens deixaram de beijar pessoas do mesmo sexo. E atualmente quebraram-se todos os tabus e vemos em qualquer lugar beijoqueiros de plantão. Beijar é Bom! Mas exige cuidados tanto de quem beija quanto de quem é beijado; sair beijando (ficantes) não é saudável, corre o riso de pegar vários tipos de doenças. Fique atento! E se você ama seu parceiro(a) e quiser continuar com um beijo saudável, consulte regularmente seu odontologista.


Algumas curiosidades:
Durante o beijo você movimenta 29 músculos, dos quais 17 são da língua. - Os batimentos cardíacos aceleram, vão de 60 a 150, fazendo uma espécie de exercício para o coração. - Um beijo caprichado gasta em média 12 calorias.

O beijo abre portas para vários sentimentos:
Ele pode ser sincero, afetuoso, tímido, caliente, sem interesse, com interesse,
Pode ser um gesto de traição ou de repleto amor.
Lembre-se: Um beijo muda tudo!

Um feliz dia do beijo!

Fonte: Infoescola.com




Manchas vermelhas na pele?


Elas podem ser sinal de rubéola. Embora também seja contraída por adultos, a doença é considerada infantil. Causada por vírus, ela costuma desencadear febre, dores de cabeça e musculares e aumento dos gânglios linfáticos, além das reações na pele. “Não há tratamento específico contra o vírus, por isso, a melhor alternativa é a vacinação”, aconselha a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo. A aplicação deve ser feita por volta dos 15 meses de idade sob a orientação de um pediatra.

Bebês: os problemas de saúde mais comuns e suas soluções.



Elaboramos um guia para você saber lidar de forma mais tranquila com os principais problemas que acometem o bebê no seu primeiro ano de vida
-Por Giuliano Agmont-


Virose intestinal
As viroses também atacam o tubo gastrintestinal. O resultado pode ser cólica, vômito e diarreia, seguidos ou não de febre. Aqui a situação requer mais atenção. O principal risco é o de desidratação. É uma doença que provoca choros cíclicos na criança e irritação. No caso da diarreia, a evacuação acontece com mais frequência e pode apresentar laivos de sangue.

O que fazer?
Se a criança começar a evacuar e vomitar com muita frequência, procure imediatamente ajuda médica. A amamentação é a melhor forma de hidratar o bebê até, pelo menos, os 6 meses. Para os mais velhos, sirva apenas comidas leves e naturais, como arroz, purê de batata com cenoura, maçã, suco de maçã e banana-maçã. Água e chá sem açúcar são bem-vindos também.

Gripe A: prorrogada a data para vacinação de gestantes e crianças



O Ministério da Saúde esticou o prazo da imunização de gestantes, crianças e doentes crônicos contra a gripe A. Confira as novas datas

Gestantes, independentemente do mês, crianças com idade entre seis meses e dois anos e os doentes crônicos que ainda não foram imunizados contra o vírus H1N1 terão até o dia 23 de abril para fazê-lo. Para garantir a sua dose, não é necessário levar atestado médico, basta comparecer aos postos de saúde com o documento de identidade e, no caso das crianças, o cartão de vacinação. Elas receberão uma dose dividida em duas etapas com o espaço de um mês.

A vacina, de distribuição gratuita, diminui --e muito-- as chances de se desenvolver a doença. “Isso porque ela carrega fragmentos do vírus, incapazes de causar o mal, mas que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos”, afirma o médico infectologista Celso Granato.

Na prática, ao receber a imunização, o organismo age da seguinte maneira: ao atingir a corrente saguínea, aquele pedaço de vírus chamará a atenção das células de defesa, que produzirão um anticorpo contra o invasor. Após exterminar o falso inimigo, esses soldados memorizam seu perfil e ensinam outras integrantes do sistema imunológico a atacá-lo. Dessa forma, se a pessoa entrar em contato com o vírus H1N1, seu corpo o reconhecerá e irá se defender e exterminá-lo.

Efeitos colaterais
Essas vacinas raramente causam algum tipo de alergia. “No máximo, o local da aplicação poderá ficar um pouco avermelhado e dolorido”, completa o pediatra Renato Kfouri. Segundo ele, a imunização só não é recomendada para quem apresenta alergias graves à proteína do ovo. Isso porque o vírus usado na fabricação da substância é criado em ovos embrionados. E, quando ele é extraído para a elaboração da vacina, pode carregar pequenas partes da proteína do ovo, o que leva às reações alérgicas.

Gardnerella?

Se trata de uma bactéria comum na flora vaginal de mulheres sexualmente ativas, é portanto, a de maior incidência nos consultórios ginecológicos.

Nas mulheres esta vaginose pode algumas vezes apresentar-se assintomática. Entretanto, quando se manifestam fica fácil identificar, possuem características semelhantes a outras vaginoses, como corrimento homogêneo de cor amarelado e cinzento, odor desagradável, principalmente após as relações sexuais, também pode ocorrer coceira com pouca frequencia.

Nos homens, os sintomas não aparecem, mas podem apresentar inflamação na uretra, prepúcio e glande.

Quando não tratada, a gardnerella pode desencadear em salpingite (inflamação pélvica dos ovários ou trompas de Falópio), endometrite (inflamação e/ou irritação do revestimento do útero), ruptura prematura de membranas, parto prematuro ou mesmo infertilidade.

Prevenção? Abstinência sexual ou camisinha.

Serviço de Cirurgia Vascular do HUUFMA

O Serviço de cirurgia vascular e endovascular do HUUFMA será representado em Congresso Internacional

O Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão será representado no Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular-CICE 2010-em São Paulo, entre os dias 21 e 24 de abril. Representando esse serviço durante os quatro dias do congresso estará o chefe do serviço de cirurgia vascular do HUUFMA, Dr. Sebastião Barreto de Brito Filho que irá participar como coordenador de casos ao vivo e o médico assistente da equipe de cirurgia vascular do HUUFMA, Dr. Kelston Paulo Felice de Sales que fará parte da equipe cirúrgica.

O Congresso é o maior evento da América Latina na área de cirurgia endovascular e conta com a presença dos melhores profissionais da área. Para este ano o evento terá pela primeira vez a transmissão ao vivo de procedimentos endovasculares venosos como a ablação endovenosa de varizes com laser ou radiofreqüência e a escleroterapia com microespuma, entre outras novidades.

O serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do HU destaca-se como Centro de Referência no tratamento das doenças vasculares de alta complexidade no estado do Maranhão. Entre os serviços oferecidos é realizado o tratamento de aneurisma de aorta, obstruções arteriais, doença carotídea. Todos com a mais alta tecnologia disponível no mercado. Esses tratamentos são oferecidos no Hospital Universitário através do Sistema Único de Saúde-SUS e conta com o total apoio da direção do hospital para que o serviço seja cada vez mais aperfeiçoado e desenvolvido para oferecer aos usuários um atendimento de qualidade.

Mais informações: http://www.huufma.br/

Por onde vem o som da nossa voz?

A laringe e as pregas vocais não são os únicos órgãos responsáveis pela fonação. Os lábios, a língua, os dentes, o véu palatino e a boca concorrem também para a formação dos sons.


Todo o ar que passa pela laringe e as pregas vocais, estando relaxadas, não produzem qualquer som, pois o ar passa entre elas sem vibrar. Quando falamos ou cantamos, o cérebro envia mensagens pelos nervosaté os músculos que controlam as cordas vocais que fazem a aproximação das cordas de modo que fique apenas um espaço estreito entre elas. Quando o diafragma e os músculos do tórax empurram o ar para fora dos pulmões, isso produz a vibração das cordas vocais e conseqüentemente o som. O controle da altura do som se faz aumentando-se ou diminuindo-se a tensão das cordas vocais.

Transplante de Córnea

O transplante de córnea é, talvez, o mais antigo na história da medicina. Há 115 anos, era realizada a primeira cirurgia de transplante de córnea, mas só na década de 40, foram obtidos os primeiros resultados positivos. Vinte anos depois, quando tiveram início os primeiros transplantes de órgãos, a cirurgia com a córnea já havia atingido um estagio em que os transplantes passaram a ser uma rotina.


Segundo o Dr. Waldo Pessoa, os transplantes de córneas quase sempre são bem sucedidos e o ideal é que a cirurgia seja feita em tempo hábil, mesmo que se tenha condições de conservar a córnea até 30 dias. O beneficio de transplante de córnea é grande, mas gostaria de lembrar que é preciso prevenir as causas da cegueira, diz o Dr. Waldo, acrescentando que apenas pode voltar a enxergar através de um transplante de córnea, quem é portador de cegueira corneana.

Os outros tipos de cegueira não são resolvidos com transplante. Para quem convive diariamente com os 80 internos do Instituto dos Cegos, o Dr. Waldo conta que é uma realidade triste, porque eles ficam com a mania de examinar os olhos, na esperança de um dia receber a notícia de que vão voltar a enxergar se fizer a cirurgia. Mais sério do que essa expectativa é a denúncia que fez o médico: "é crescente o índice de cegueira, principalmente a cegueira carencial. A cada ano aumenta o número de crianças com idade entre 10 e 12 anos que ficam cegas, pela falta de consumo de leite, proteína e carne".

"Embora existam outras causas para a cegueira, a mais expressiva é a falta de defesa pela carência alimentar. Agora é que estão aparecendo os resultados desses anos todos em que não houve nenhum plano de saúde para a população, tanto a Secretaria de Saúde como a de Educação têm planos de prevenção, que não são executados.

Dr. Waldo Pessoa de Almeida

Risoterapia

Existem muitas formas de praticar o lúdico, o riso, a brincadeira, o bom-humor. Aliás, quanto mais se pratica, mais criativos ficamos e novas formas de se divertir com a vida surgem.
Os benefícios não param de ser estudados e relatados. Hoje, profissionais de todas as áreas da ciência e do conhecimento chegam a um consenso, embora a partir de diferentes expressões: rir é o melhor remédio. É a mais alquímica das bioquímicas. Como num texto que escrevi: rir e a droga do século. Qual século? Todos...

De qualquer forma, somente a partir de posturas positivas o cérebro apreende, registra, cria novas conexões, abstrai e transcende.

Bem, uma primeira dica: comece sua manhã com umas boas gargalhadas, dizendo-se mensagens positivas de amor por você mesmo. Como estou? O que quero realizar hoje para me sentir melhor? Cadê o sol? Cadê minha toalha cheirosa?

Rir pela manhã ao levantar, no espelho ou no chuveiro, saudando-se com umas caretas e risadas, agradecendo e celebrando o novo dia que se inicia.

Rir, rir, rir e dizer: te amo, te amo, te amo de verdade e sempre te amarei. E seguir rindo pela vida, dos seus medos, dos seus desafios, das suas culpas, das suas risadas.

Ria por 3, 5 ou 10 minutos diante do espelho, ou quando estiver sozinho no carro (grave cassetes e deixe um no carro, outro no escritório), ou quando estiver com um amigo.

Pratique a risada, o bom-humor e deixe fluir.

Pense: o riso é a menor distância entre o problema e a solução. É a menor distância entre duas pessoas. Inclusive entre o seu lado sombra e o seu lado luz. Não tem sombra que se perpetue sob o flash de um riso.

Escute as mensagens que lhe vêem através da risada. As resistências aos obstáculos inconscientes ao seu próprio bem, e a sua própria felicidade.

E, quanto mais praticar a terapia do riso, diariamente ou muito freqüentemente, um mínimo de 5 a 10 minutos, mais irá transformando suas barreiras internas. Você irá perceber uma vontade crescente e incontrolável para desfrutar, e se conectar com a risada, com a alegria e o amor.

Comece com o ra-ra-ra, re-re-re, ri-ri-ri, ro-ro-ro, ru-ru-ru e irá provocando a risada. Este iniciar já é muito engraçado.

Como estamos sempre emburrados, pré-ocupados, acelerados, desconectados com o prazer de viver, o nosso risômetro apresenta vários níveis de ferrugem e/ou esclerose.

Começamos achando que nossa risada é sem graça, é amarela, é insosa, é fraca, é dispensável, é ridícula, e blá-blá-blá. Hemorragia hilariante.

Tudo é uma questão de praticar, que rapidamente o nosso risômetro volta a ser forte, sadio e contagiante, como era quando crianças espontâneas.

A fisionomia de quem não tem o hábito de sorrir é sempre fechada, triste e séria.

Quando começamos a praticar o rir e o sorrir, ficamos muito mais bonitos. E vocês não imaginam a quantidade de alegria que irradiamos e atraímos quando estamos com os olhos brilhantes, pulsando a alegria que vem da alma, portanto mais bonitos.

Essa é a felicidade contada sem palavras.

Eu recomendo.


Como acabar com o soluço?

Não se acaba um soluço assim.


O soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, prosseguida de movimento de distensão e de relaxamento, através do qual o pouco ar que a contração forçara a entrar no estômago é expulso com um ruído característico. Costuma ocorrer geralmente após a ingestão de líquido ou sólido. Geralmente é benigno e auto-limitado, mas pode ser sintoma de uma doença crônica e necessitar de tratamento. Apesar de relatos anedóticos, o soluço em si não é fatal.

O soluço benigno que geralmente sofremos, pode ser resolvido com a interrupção do ciclo respiratório segurando por alguns segundos a respiração. Fazendo isto, o diafragma será forçado a voltar a funcionar juntamente com a respiração e o soluço passa, mas pode continuar a ocorrer em alguns casos.

Atenção DIABÉTICOS

Existe coisa mais saudável?

Benefícios do Sexo na Saúde

Dor de cabeça não é desculpa para não fazer sexo.
O orgasmo libera as endorfinas, que atuam no sistema nervoso, diminuindo a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor, afirmam os especialistas.

Efeitos na Pele
O orgasmo provoca uma vasodilatação superficial dos vasos, aumentando a temperatura em algumas pessoas. Com isso, a pele ganha uma aparência mais viçosa, com um brilho natural.

Na TPM
Isso não é uma regra, mas acontece com algumas mulheres. Os movimentos realizados durante o sexo estimulam os órgãos internos, que ficam mais relaxados e, com isso, há diminuição das dores que incomodam seu bem-estar nos dias antes da menstruação. "Mas há mulheres que, na fase pré-menstrual, não têm disposição para o sexo e forçar a barra pode ser pior", diz o ginecologista.

No Sono
O orgasmo relaxa o corpo, contribuindo para uma boa noite de sono, e não apenas no dias em que houver sexo. A reação tem efeito prolongado, devido a ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior.

Diminui o estresse
O orgasmo não deve ser encarado como um remédio calmante, mas como parte de uma relação afetiva que traz prazer. Quando isso acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir não só pela estabilidade emocional, mas também porque os chamados hormônios do estresse, como o cortisol, apresentam atividade reduzida.

Orgasmos múltiplos
Após o orgasmo, o homem tem um período de latência em que, mesmo sendo estimulado, não tem ereção e consegue ficar excitado. Esta fase de latência varia, em tempo, de indivíduo para indivíduo e tende a ser mais longa com o passar dos anos. A mulher, por outro lado, pode ter uma fase de latência muito curta ou nem ter, o que possibilita os orgasmos múltiplos.

Tenham bons orgasmos !

O cúmulo da dureza...

O cúmulo da dureza é
perder o pênis por causa
de uma ereção involuntária.



Priapismo é uma condição médica geralmente dolorosa e potencialmente danosa na qual o pênis ereto não retorna ao seu estado flácido, apesar da ausência de estimulação física e psicológica. A ereção dura em média 4 horas, e pode levar àimpotência sexual definitiva.

O priapismo é uma emergência médica e o recomendando é procurar atendimento de emergência prontamente.

Causas
Os mecanismos que causam o priapismo são pouco compreendidos mas envolvem complexos fatores neurológicos e vasculares.
O priapismo pode estar associado a distúrbios hematológicos, especialmente a anemia falciforme e outras condições como aleucemia, talassemia e doença de Fabry, e distúrbios neurológicos como lesões e traumas à medula espinal (o priapismo já foi relatado em vítimas de enforcamento).
O priapismo também pode ser causado por medicamentos. Os medicamentos mais comuns que causam priapismo são as injeções intracavernosas para o tratamento da disfunção erétil (papaverina, alprostadil). Outros grupos relatados são os antihipertensivos, antipsicóticos (por exemplo chlorpromazina, clozapina),antidepressivos (mais notavelmente a trazodone), anticoagulantes, e drogas recreacionais (álcool e cocaína). Os inibidores da fosfodiesterase tipo-5 (PDE5) como asildenafila (popularmente conhecida como Viagra), a tadalafila e a vardenafila provavelmente não causam priapismo.

Tipos de priapismo
  • Lesão venosa
É a situação onde o sangue que chega ao pênis através das artérias, não consegue retornar ao corpo por uma obstrução no conjunto de veias que drenam o pênis. Por esse motivo, a pressão do sangue dentro do pênis é elevada, com pouco oxigênio e a dificuldade do sangue chegar até as fibras sensitivas do pênis, gera um quadro doloroso.

Anemia falciforme, substâncias que provocam ereção artificial quando injetadas no pênis (papaverina), doenças neurológicas que geram um quadro de lesão de fibras nervosas envolvidas no mecanismo de ereção (hérnia de disco intervertebral, por exemplo) e algumas situações de utilização de medicamentos como hipotensores (prazosin), anti-depressivos (p.ex: fluoxetine = Prozac), anticoagulantes(heparina), bebidas alcoólicas e drogas como cocaína. Acidentes com grande lesão do períneo e hemorragia local, podem também comprometer a drenagem do sangue peniano por compressão e gerar um quadro de priapismo.

  • Lesão arterial
É a situação onde há a ruptura de uma ou mais artérias que levam o sangue até o pênis. Nessa situação, o sangue chega em grande volume e de forma rápida ao pênis, enquanto o escoamento é lento, gerando assim o estado de ereção prolongada. Como não há deficiência de chegada de sangue às fibras sensitivas do pênis, geralmente esse quadro é indolor.
Condições que gerem ruptura das artérias que levam o sangue para o pênis como trauma perineal e/ou peniano. A grande diferença estará na consistência do pênis que nessa condição, não é de tanta rigidez como no caso da lesão venosa uma vez que mesmo que de forma mais lenta que à chegada do sangue, o sangue consegue deixar o pênis e por esse motivo, pode gerar um estado parcial de ereção e que pode perdurar por um longo período, sem causar dor e muitas vezes sem prejudicar o ato sexual.

Complicações
As potenciais complicações incluem isquemia, coagulação do sangue retido no pênis (trombose) e o dano aos vasos sanguíneos do pênis podem resultar em disfunção eréteis ou impotência no futuro. Em casos mais graves, a isquemia pode resultar em gangrena, o que pode fazer com que a remoção do pênis seja necessária.

Tratamento
O tratamento do priapismo muitas vezes necessita de atendimento médico urgente. No caso da lesão venosa, a primeira conduta é puncionar o pênis para aspirar o sangue que se encontra estagnado dentro de pênis e pela mesma punção, introduzir substâncias como noradrenalina que ajudariam na detumescência (regressão da ereção) peniana. Caso essa manobra não solucione o problema, há necessidade de intervenção cirúrgica, para se criar uma comunicação de escape do sangue (chamada de shunt) e com isso, permitir a saída do sangue estagnado no interior do pênis. Na lesão arterial, muitas vezes a ligadura cirúrgica da artéria sangrante ou a obstrução dessa artéria por cateterismo (embolização), resolve o problema.

ATENÇÃO HOMENS, CUIDADO COM O BILAU!


E pensar que o maior causador desse mal é a falta de higiene...
Como podemos imaginar um homem que não sabe lavar o seu próprio pênis?



O pênis é o órgão sexual masculino. Em sua extremidade existe uma região mais volumosa chamada glande ("cabeça" do pênis), que é coberta por uma pele fina e elástica, denominada prepúcio.

O câncer que atinge o pênis está muito ligado às condições de higiene íntima do indivíduo, sendo o estreitamento do prepúcio (fimose) um fator predisponente.

Epidemiologia
O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em indivíduos a partir dos 50 anos de idade, muito embora tumores malignos do pênis possam ser encontrados em indivíduos jovens. Está relacionado às baixas condições sócio-econômicas e de instrução, à má higiene íntima e a indivíduos não circuncidados.

No Brasil, o tumor representa 2% de todos os casos de câncer no homem, sendo mais freqüente nas regiões Norte e Nordeste do que nas regiões Sul e Sudeste. Nas regiões de maior incidência, o câncer de pênis supera os casos de câncer de próstata e de bexiga.

Sintomas
A manifestação clinica mais comum do câncer de pênis é caracterizada por uma ferida ou úlcera persistente, ou ainda por uma tumoração localizada na glande, prepúcio ou corpo do pênis. A presença de uma destas manifestações, associadas à presença de uma secreção branca (esmegma) pode ser um sinal de câncer no pênis. neste caso, um especialista deverá ser consultado.

Além da tumoração no pênis, é possível a presença de gânglios inguinais (íngua na virilha), o que pode ser um sinal agravante na progressão da doença (metástases).

Fatores de Risco
Homens que não foram operados de fimose possuem maior probabilidade de desenvolver este tipo de câncer. A fimose ocorre quando a pele de prepúcio é muito estreita ou pouco elástica, o que impede a exposição da glande ("cabeça" do pênis), dificultando assim uma limpeza adequada.

Outro fator de risco é a prática sexual com diferentes parceiros sem o uso de camisinha. A utilização do preservativo é imprescindível em qualquer relação sexual, pois ela diminui a chance de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus HPV (papilomavírus humano), por exemplo. Alguns estudos científicos sugerem a associação entre infecção pelo HPV e câncer de pênis.

Prevenção
Para prevenir o câncer de pênis é necessário uma limpeza diária com água e sabão, principalmente após as relações sexuais e a masturbação. É fundamental ensinar às crianças desde cedo os hábitos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias.

A cirurgia de fimose é uma operação simples e rápida, que não necessita de internação. Esta operação, chamada circuncisão, é normalmente realizada na infância.

Tanto o homem circuncidado como o não-circuncidado reduzem as chances de desenvolver este tipo de câncer com bons hábitos de higiene.

Detecção Precoce
Quando detectado inicialmente, o câncer de pênis possui tratamento e é facilmente curado. É importante, ao fazer a higiene íntima, realizar o auto-exame do pênis.
Ao realizar o auto-exame, os homens devem estar atentos à:
• perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas;
• feridas e caroços no pênis que não desapareceram após tratamento médico, e que apresentem secreções e mau cheiro;
• tumoração no pênis e/ou na virilha (íngua);
• inflamações de longo período com vermelhidão e coceira, principalmente nos portadores de fimose.
Ao observar qualquer um destes sinais, é necessário procurar um médico imediatamente.


Diagnóstico
Cerca de mais da metade dos pacientes com câncer de pênis demoram mais de um ano para procurar assistência médica, após o aparecimento das lesões iniciais. Quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de pênis apresenta elevada taxa de cura.
Todas as lesões ou tumorações penianas, independente da presença da fimose, deverão ser avaliadas por um médico: principalmente aquelas de evolução lenta e que não responderam aos tratamentos convencionais. Estas lesões deverão ser biopsiadas ( retirada de um fragmento) para análise , quando será dado o diagnóstico final.

Tratamento
O tratamento depende da extensão local do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem ser oferecidas. A cirurgia é o tratamento mais freqüentemente realizado para controle local da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento local da doença e a posterior amputação do pênis, que trazem conseqüências físicas, sexuais e psicológicas ao homem. Por isso, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura.

Fonte: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=338